domingo, 25 de novembro de 2007

Cinema na Mata

Acaba de ser definida a programação de filmes do FESTIVAL CANAVIAL 2007. Elaborada por Lula Gonzaga, do Ponto de Cultura Cinema de Animação (Olinda), a mostra gratuita traz a partir de quinta-feira (29), sempre às 18h, 13 curtas e médias metragem para a tela armada do Circo Petrobras, um dos focos de atividades montados no sítio Chã de Camará (Aliança).

No Cinema da Praça estão obras que dialogam com a temática do festival, como Maracatu, Maracatus, de Marcelo Gomes e Siba e a Fuloresta do Samba, de Marcelo Pinheiro. De Alagoas, terra de Nelson da Rabeca e Chau do Pife, duas atrações da grade musical, vêm os documentários O Santo Guerreiro do Povo, de Pedro da Rocha, e História Brasileira da Infâmia - parte 1, de Werner Salles, inédito nas grandes telas pernambucanas. Outro momento especial será a exibição de O Homem da Mata com a presença do diretor Antonio Luiz Carrilho. Apesar de haver locações da cidade de Aliança desta premiada produção, ela nunca foi exibida por lá.

A programação de filmes se alterna com a do Cine Anima - Mostra Nordeste de Animação, em que sete títulos serão projetados na sexta-feira (30). No domingo (02 de dezembro), Lula Gonzaga exibirá os filmes mais escolhidos por uma consulta ao público durante o festival.

Confira abaixo os detalhes:

QUINTA - 29/11
CINEMA NA PRAÇA
-História Brasileira da Infâmia - parte 1, de Werner Salles (Alagoas, 55 min). Diferentes visões sobre 0 histórico banquete antropofágico que no século 16 vitimou, entre 90 portugueses, o primeiro bispo do Brasil, Dom Pero Fernandes Sardinha.
-O Santo Guerreiro do Povo, de Pedro da Rocha. (Alagoas, 2007, 20 min) - A vida do folclorista alagoano Ranilson França.
- O rei do coco, de Joao Marcelo Ferraz (Pernambuco, 2007, 19 min) - Documentário sobre Sebastião Lopes da Silva, conhecido carinhosamente como Sebastião Grosso. Falecido no último dia 11 de outubro, ele era um dos personagem do imaginário popular de Goiana, e vinha fazendo coco em sua residência há mais de 50 anos.

SEXTA - 30/11
CINE ANIMA - MOSTRA NORDESTE DE ANIMAÇÃO
-IGARASSU, de Lula Gonzaga e Silvana Delácio, 15 min. Desenho animado produção de Pernambuco.
-A ÁRVORE DO DINHEIRO, de Marcos Buccini e Diogo Credidio 5 min. produção de Pernambuco.
-O LOBISOMEM E O CORONEL, de Ítalo Cajueiro, (Pernambuco, 10 min). Baseada na literatura de cordel de Jota Borges. Produzido por computação gráfica, conquistou 23 prêmios em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Única animação brasileira a conquistar o prêmio de melhor filme na história do festival Anima Mundi.
-A MOÇA QUE DANÇOU COM A MORTE, de Ítalo Cajueiro. (Pernambuco, 10 min).
-CATALOGO DE MENINAS, de Caó Cruz Alves. (Bahia, 12 min).
-VIDA MARIA, de Marcio Ramos (Ceará, 10 min). Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Ao final, o início de um novo ciclo que vai reproduzir o seu passado no futuro de sua filha.
-CAMPO BRANCO, de Telmo Carvalho (Ceará).

SÁBADO - 01/12
CINEMA NA PRAÇA - CURTA METRAGENS DE PERNAMBUCO
com presença do cineasta Antonio Carrilho
-MARACATU, MARACATUS, de Marcelo Gomes. 14 min.
-A HISTÓRIA DA ETERNIDADE, de Camilo Cavalcante. 10 min.
-SIBA E A FULORESTA DO SAMBA, de Marcelo Pinheiro. 26 minutos.
-O HOMEM DA MATA, de Antonio Carrilho. 17 min.

DOMINGO - 02/12
CINE ANIMA / CINEMA NA PRAÇA
Para a sessão de domingo será realizada uma consulta ao público presente nos 3 dias de exibições para a escolha da programação do último dia, com filmes de animação e ao vivo. .

Nenhum comentário: